B i o g r a f i a

Professor de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nasceu em Florianópolis - SC (1981) e cresceu em Brasília, iniciando seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília (EMB) com os professores Paulo Marques e Wellington Vidal.

 

Doutor em Música/Performance pela Universidade de Aveiro nas classes de Miquel Bernat (ESP) e Evgueni Zouldilkine (RUS), foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. É também Mestre pela mesma instituição e com os mesmos tutores. Realizou seu Bacharelado em Percussão pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), sendo ex-integrante do Grupo PIAP e tendo estudado com John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Integrou o Grupo Durum Percussão Brasil entre 2005 e 2013.

 

É vencedor de vários prêmios, onde destacam-se: “I Festival Jovens Intérpretes” da Prefeitura de São Paulo em 2003; Prêmio APCA 2003 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de “Melhor Grupo de Música de Câmara”, junto ao Grupo PIAP; First Prize in Vibraphone no IV International Percussion Competition PAS – Italy (Percussive Arts Society, Itália, 2006); ProAC 09 de Gravação de CD (2007), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (SP); 1º Prêmio no CIMCA’11 (Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” - Portugal, 2011) com o Simantra Grupo de Percussão; Bolsa FUNARTE de Aperfeiçoamento Artístico em Música 2012 e Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos 2013 e 2014. Faz Direção Musical de espetáculos de artes do corpo no Brasil e em Portugal. Atuou com grupos como Balé da Cidade de São Paulo, Canhoto Laboratório de Artes da Representação, Quórum Ballet (Portugal) e Cia. De Dança de Aveiro (Portugal). Em sua discografia possui mais de dez CDs gravados com orquestras e grupos de música de câmara.

 

Realiza concertos como solista e camerísta, além de ser constantemente convidado para ministrar Máster Classes e cursos de percussão e música de câmara no continente americano e europeu, sendo por exemplo professor no 44o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2013) e no I Festival Internacional de Percussão Tomarimbando (2007, Portugal). Tem atuado em países como Áustria, Alemanha, Itália, Espanha, Hong-Kong, Taiwan, Macau, Venezuela e Portugal, realizando primeiras audições de compositores como Stockhausen, López López, Mantovani, Zampronha, Takemitsu, dentre outros. Toca como músico convidado em diversas orquestras sinfônicas como por exemplo a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Possui artigos científicos publicados em revistas e periódicos (Per Musi, Opus, CNMAC), além de ANAIS de eventos científicos no Brasil e no exterior. Em 2013 foi Professor Convidado (Bolsista Funarte) de Percussão na UNESP e Professor da Faculdade Cantareira (SP).

 

Foi professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) onde liderou o Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão do IFG - NEP³/IFG. É integrante do Impact(o) e do Centro de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão - CEP³.

© 2013 Todos os direitos reservados

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-youtube